quarta-feira, 6 de agosto de 2008

DISCURSO DO MÉTODO

“(...) considerando que quaisquer pensamentos que nos ocorrem quando estamos acordados nos podem também ocorrer enquanto dormimos, sem que exista nenhum, nesse caso, que seja correto, decidi fazer de conta que todas as coisas que até então haviam entrado no meu espírito não eram mais corretas do que as ilusões de meus sonhos. Porém, logo em seguida, percebi que, ao mesmo tempo em que eu queria pensar que tudo era falso, fazia-se necessário que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, ao notar que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão sólida e tão correta que as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de lhe causar abalo, julguei que podia considerá-la, sem escrúpulo algum, o primeiro princípio da filosofia que eu procurava.”

4 comentários:

  1. Muito bom o texto Lívia, nos faz conhecer (bom, pra quem não os conhece né) muito bem os pensamentos dos grandes sábios, e em poucas palavras.
    Bom, não tenho muito o que acrescentar, pois você já disse suas principais características, sem se enrolar.

    Poderia comentar melhor se o artigo fosse sobre o Nietzsche ;D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Beleza,estudarei mais sobre o Nietzsche e farei um artigo sobre seus pensamentos e idéias =)
    Beijos Angie...valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Achei demais essas suas matérias !!!
    Eu acho que deveria ser capa de Revista ou de Jornal essa concientização da desmatação da Amazônia.
    Continue sempre assim ^^ !!
    ASHUSHUA......

    ResponderExcluir

Olá,Queridos Leitores!
Pode comentar, contanto que não insulte.Poderá Comentar ok?

~Suporte~