sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As Rosas não falam (mas contam história)

Fósseis encontrados na América, na Europa e na Ásia provam que a rosa crescia em Estado selvagem desde o período Paleolítico. Seu nome vêm do latim Rosa, que por usa vez procede do grego Rhodon numa referência a Rodes,ilha coberta de rosas.
As lendas que falam do nascimento da rosa vermelha, símbolo de regeneração, são muitas. As elegantes romanas untavam o corpo com óleo e dispunham de pequenos frascos de perfumes, cuja a base era constituída freqüentemente por extratos de rosa, de íris e de violeta.
Provavelmente introduzida na Gália pelos romanos há uns 2 mil anos,a “Rainha das flores” foi,numa primeira etapa,rejeitada pelo cristianismo,devido a sua vinculação com o paganismo.
Na Idade Média, a literatura de apoderou da rosa,símbolo do amor,com o alegórico Romance da rosa,de Guillaume de Lorris,um Best-seller do século XII,verdaderio manual do amor Cortês,no qual a flor representada a amante.A cidade fabricava também almofadas e saches com pétalas secas que, desde o começo do século XIV,eram oferecido aos hóspedes de grande distinção.
A rosa se tornaria também um emblema político, como ocorreu, na Inglaterra do século XV,na implacável Guerra das Duas Rosas,o renascimento associava à flor o amor eterno.Foram pétalas de rosa esvoaçantes que Sandro Botticelli pintou em 1485 em seu quadro “O nascimento de Vênus” .
Um pouco desprezada no fim do século XVII; a rosa retornou a moda na segunda metade do século XVIII. No século XIX,a imperatriz Josefina, esposa de Napoleão I ,teve um papel determinante na criação de novas variedades de roseiras na França.
Existe hoje cerca de 150 espécies de roseiras botânicas (ou espontâneas ) e milhares de híbridos e cultivares (variedades cultivadas ) criados pelos roseiristas.
(Escrito por Lívia Neves)

2 comentários:

  1. Muito legal isso.
    Estou fazendo um trabalho sobre Fósseis neste exato momento.
    Esse texto é se algum livro?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não,tive que ter uma base de um outro texto que um professor me passou.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

Olá,Queridos Leitores!
Pode comentar, contanto que não insulte.Poderá Comentar ok?

~Suporte~